segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O estilo das mineiras.




Nos últimos dez anos, as atitudes e o jeito de se vestir das meninas mudaram tanto que um visitante ocasional, que há tempos não vem à cidade, vai se abismar.
O que sobrou do nosso clima temperado e confortável é suficiente para que essas meninas de 15 a 50 anos não se agasalhem tanto quanto as paulistas e gaúchas e nem saiam por aí com minúsculos shorts, como as cariocas. Na maior parte do ano, a temperatura aconselha roupas leves, vaporosas e enganosamente simples. E é assim que você vai encontrá-las nos shoppings, restaurantes, bares e casas noturnas.
Se você não é do ramo, leia "enganosamente simples" como descrição apenas próxima do trabalho dos nossos estilistas.

Nos últimos anos, a exemplo de outras capitais brasileiras, o número de universitárias cresceu incrivelmente em BH. Se você tiver a felicidade de encontrar um grupo de moças na faixa dos 25 anos, é provável que todas sejam profissionais de nível superior. Estudaram, trabalham, viajam sozinhas pelo mundo e expressam claramente sua independência financeira e emocional e uma forte intolerância em relação a homens vazios. E essas meninas dizem que "os homens de cabeça vazia de hoje imitam as mulheres cabeça-de-vento do passado".
(Parágrafos do texto de Tião Martins, publicado no Jornal Hoje em Dia em 28/09/2009.

A "deferença" está no preparo. O "caldinho" que envolve a mineira e dá a ela este jeitinho tão gostoso foi preparado em panela de ferro num fogão à lenha.
(Joaquim da Mata, o Velho Quincas)

Um comentário: